Área restrita

Sábado literário na sede do Sindicato

Notícias
Tipografia

Mais de 30 autores participaram de evento promovido pela entidade em parceria com a Coopacesso

felisaO último sábado (24) foi marcado pelas mais diferentes formas de expressão da palavra na sede social do Sindicato, em Santo André. Ali, durante todo o dia, aconteceu a I Feira Literária da cidade (Felisa), promovida em parceria com a Coopacesso. Além da exposição, lançamento e venda de livros, reunindo mais de 30 autores da região e São Paulo, a feira contou com palestras, contação de histórias, apresentações musicais e de dança e uma homenagem ao cordelista Moreira de Acopiara.

Romances, poesias, crônicas, cordéis, memória, biografia e literatura infanto-juvenil ganharam espaço durante o evento, no qual foram realizados quatro lançamentos: A fé: descoberta da origem onde repousa nosso ser, do padre Miguel Lemarchand; Janela da liberdade e outras histórias, do jornalista Hildebrando Pafundi; Ser positivo, de Neco Ribeiro, e Príncipe Karan, de Davi Damarques e Valéria Vendramini.

Para os autores presentes, a iniciativa resultou valiosa e de fortalecimento aos escritores locais. “É também um alento num momento em que o que já não é muito valorizado parece que vai piorar um pouco”, destacou o cordelista Pedro Monteiro, do Piauí, lembrando as más perspectivas com o próximo governo do País. “Parcerias, como essa que está acontecendo aqui, são um raio de luz (nesse momento)”, afirmou.

A feira valorizou ainda a troca de informações por intermédio das rodas de conversa. Foram três os temas abordados: literatura cubana; vida e obra do homenageado Moreira de Acopiara e os desafios para publicação de livros no País.

Um livro sobre a história do Sindicato, em vias de finalização, também foi apresentado aos presentes. Ele deverá ser produzido junto com o Instituto de História para celebrar os 60 anos da entidade, em 2019. Os diretores Gilberto Soares Paiva e João Pires, do Sindicato, destacaram a importância da Felisa, que vai ao encontro do princípio de valorização da cultura e dentro do propósito de Sindicato-cidadão.

 

Clique aqui para ver nosso álbum de fotos no Facebook.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS