Área restrita

Sindicato adesiva agências do Santander contra o trabalho no sábado

Santander
Tipografia

Ações integram protesto nacional e aconteceram nas sete cidades do Grande ABC; faixas também foram instaladas


Sábadonão2401Agências do Santander nas sete cidades do Grande ABC amanheceram adesivadas neste último sábado, 22, em protesto à convocação do banco para o trabalho naquele dia. Também foram instaladas faixas nas principais agências da região. Os diretores do Sindicato fizeram as ações para denunciar a falta de respeito da instituição financeira com os direitos dos trabalhadores e o aumento da exposição de bancários e clientes aos riscos de contágio da covid-19.

O banco espanhol sequer conversou com os representantes dos bancários sobre o trabalho no sábado, surpreendendo com a convocação pela TV aberta no lançamento da campanha “Desindivida”. “Nós não somos contra a campanha para que as pessoas possam negociar e pagar suas dívidas. Somos contra o trabalho no sábado, que fere direitos da categoria bancária, e contra a falta de diálogo do banco”, explica o secretário de Saúde do Sindicato Itamar Batista que, junto com a secretária de Esporte e Cultura, Carina Leone, participou das ações.

O protesto, que teve como mote a hashtag #SantanderSábadoNão, com a realização de tuitaço na última sexta, atingiu agências do Santander em todo o Brasil. Outras iniciativas, como carta ao presidente do banco, elaboração de questionário (disponível no site do Sindicato) e denúncias à imprensa e casas legislativas também fazem parte da pauta da categoria. Genilson Araújo, secretário-geral do Sindicato, falou sobre o tema para o jornal da TVT – confira edição aqui. “Continuaremos na defesa de nossos direitos como trabalhadores bancários e pela preservação da saúde e da vida, pois não é necessário trabalho aos sábados para que o banco desenvolva o programa ´Desindivida´”, destaca Itamar.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS