Área restrita

Movimento sindical denuncia uso eleitoral na Caixa e BB

Notícias
Tipografia

Novas denúncias revelam convite para culto evangélico na Caixa e uso de cor amarela no BB


Denunciausoeleitoralcaixabb0710O movimento sindical tem denunciado iniciativas das direções de bancos públicos em utilizá-los para campanha eleitoral do candidato Bolsonaro, o que é ilegal. Já foram feitas denúncias de ocorrências na Caixa e no Banco do Brasil, e embora as instituições neguem, novos casos surgem à medida que se aproxima o segundo turno das eleições presidenciais.

O mais recente vem do Acre e traz a informação de que estaria sendo enviado aos empregados, via WhatsApp, um convite para que participassem de culto evangélico - o convite tem o logo da Caixa. “A SR não pode fazer isso, pois submete os empregados a constrangimento e imposição religiosa. Além de desrespeitar os códigos de ética e conduta do banco, a conduta é ilegal, e foi denunciada ao MP”, afirma o diretor sindical Hugo Saraiva.

Outra denúncia recente vem do Banco do Brasil na Bahia, onde trabalhadores foram escalados para o MPE Week, uma ação que ocorre todos os anos em várias capitais para promover as micro e pequenas empresas. Segundo as denúncias, os bancários estão sendo coagidos a usarem camisetas amarelas durante todo o evento. “Nunca foi solicitado que os bancários usassem roupas amarelas nas edições passadas do MPE Week, que acontece desde 2018”, afirma o diretor sindical Otoni Lima.

“Não é a primeira vez que recebemos e encaminhamos denúncias de uso eleitoral dos bancos públicos. Estamos atentos e contamos com a colaboração de todos para evitar esse uso indevido e ilegal”, completa o diretor Hugo, lembrando que ocorrências do tipo devem ser levadas imediatamente ao conhecimento do Sindicato.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS