Área restrita

PDT de Ciro Gomes anuncia apoio a Lula no segundo turno

Notícias
Tipografia

Partido divulgou nesta terça-feira (4) decisão unânime em apoiar candidatura petista


PDTelula0410O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciou nesta terça-feira (4) apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O candidato do PT vai disputar o segundo turno com Jair Bolsonaro (PL), no dia 30 de outubro. Segundo Lupi, a candidatura de Lula é “a mais próxima” do PDT e a decisão foi unânime.

“Nós tivemos agora nesse exato momento uma hora e meia de reunião com todo o executivo nacional do partido, presidentes estaduais, presidentes de movimento, deputados federais de mandato, senadores e tomamos uma decisão unânime, sem nenhum voto contrário, a decisão de apoiar o mais próximo da gente que é a candidatura do Lula, que eu chamo de candidatura do 12 mais um”, disse Lupi à imprensa.

“Foi uma decisão unânime apresentando três projetos que eu, pessoalmente, falei com a presidência do PT, Gleisi, na segunda-feira. A questão da renda mínima […], a renegociação da dívida no SPC das pequenas empresas, a questão da escola em ensino integral […] e hoje aprovamos também a proposta que não foi falada ainda para o PT mas será colocada, a do código brasileiro do trabalho, que para a gente é fundamental, somos um partido trabalhista e é natural que para o PT também seja”, acrescentou.

Questionado por jornalistas sobre as críticas feitas pelo candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, durante a campanha, Lupi disse que elas fazem parte do processo político.

“Eu acho que o processo político às vezes se acirra de determinada maneira, eu vi isso do Brizola com o Lula, lá em 89, […] isso não impediu o Brizola de estar na campanha com o Lula. O processo político às vezes descamba, às vezes no calor da emoção, às vezes nas nossas convicções, agora o partido existe para isso, quando ele se reúne e decide, todos os seus filiados têm que acatar essa decisão”, colocou.

Segundo o presidente do PDT, Ciro Gomes também participou da reunião e concorda “integralmente” com a decisão do partido. “Eu falo pelo partido e ele [Ciro] participou da reunião e disse que endossa, integralmente, a decisão do partido”, acrescentou.

Lupi avalia desempenho do PDT na eleição - O presidente do PDT ainda comentou sobre o desempenho da legenda durante a eleição. Ele disse que “esperava mais” e que deve ter “falhado e errado muito” ao não alcançar resultado esperado.

“Dizer que o resultado foi bom é mentir. A gente não pode mentir para a gente mesmo, eu esperava muito mais. Teve uma ventania, um vendaval de direita nesse país que a gente tem que parar para refletir sobre isso. Não podemos culpar o povo pelo direito sagrado que ele tem de votar. Onde nós erramos? Onde falhamos na comunicação? Onde eu como presidente do partido errei? Eu devo ter falhado e errado muito porque se a gente não conseguiu convencer a população a votar na gente, o erro é nosso, a gente precisa ter humildade”, colocou Lupi.

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/pdt-de-ciro-gomes-anuncia-apoio-a-lula-no-segundo-turno/

 

Vitória de Bolsonaro seria o pior cenário para os mercados, diz Oxford Economics

Segundo a consultoria britânica, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como o favorito para vencer as eleições presidenciais

Vitoriabolsopiorcenariomercado0410


O resultado do primeiro turno das eleições - um crescimento das forças alinhadas à direita no Congresso e uma vitória de Luiz Inácio Lula da Silva por margem menor - é praticamente o melhor cenário possível para os mercados, na avaliação da Oxford Economics, o que ficou refletido na forte valorização dos ativos locais no pregão de hoje. No entanto, a consultoria britânica aponta que uma eventual vitória de Jair Bolsonaro no segundo turno daria poderes excessivos ao atual presidente da República, o que configura o pior cenário possível para os mercados.

“O real pior cenário é uma vitória de Bolsonaro [no segundo turno]. Seu maior apoio no Congresso poderia permitir que ele demitisse juízes da Suprema Corte, deixando-o possivelmente livre para dissolver o Congresso e suspender eleições livres, se quisesse”, avalia o economista-chefe de América Latina da instituição, Marcos Casarin.

Segundo a consultoria britânica, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como o favorito para vencer as eleições presidenciais, mas a derrota de seu partido nas eleições legislativas deve obrigar o candidato a formar uma ampla coalizão para poder governar com estabilidade.

“Preferimos adotar uma abordagem do ‘copo meio cheio’ para esses resultados e achamos que essa provável combinação de um líder carismático e progressista com um congresso conservador está próximo do melhor cenário possível para os mercados. Acreditamos que isso significa uma probabilidade muito menor de materialização de um cenário radical”, afirma Casarin.

Para a Oxford, o surpreendente aumento do apoio de Bolsonaro em ambas as casas do Congresso deixará Lula sem opção que não seja tentar formar uma ampla coalizão anti-Bolsonaro e pró-democracia.

“Isso significa que, se Lula conseguir sustentar ou ampliar sua liderança e vencer o segundo turno, seu gabinete terá que incluir membros de outros partidos políticos fora do PT, o que deve ser positivo para os preços dos ativos. A valorização intradiária de 5% do real até agora sugere que os investidores estão tendo uma visão semelhante à nossa”, aponta.

Uma abordagem mais pessimista, mas ainda melhor do que a vitória de Bolsonaro no segundo turno, na visão de Casarin, seria um cenário em que Lula vence o segundo turno, mas se torna um presidente com baixo apoio do Legislativo pouco tempo depois, o que poderia aumentar a tensão social no país.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO.

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2022/10/03/vitoria-de-bolsonaro-seria-o-pior-cenario-para-os-mercados-diz-oxford-economics.ghtml



Ex-jogador do Ceará pede que apoiadores de Bolsonaro atropelem pobres

Revoltado com o segundo turno das eleições, ele e pediu aos eleitores do mandatário que passem com o carro por cima dos vermes, disse se referindo as pessoas pobres

Exjogadorcearaapoiadorbolsonaro0410

Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-jogador de futebol Fabrício Manini, de 42 anos, que defendeu o Ceará e o Fortaleza, se revoltou com o segundo turno das eleições e pediu aos eleitores do mandatário que passem com o carro por cima dos pobres, que chamou de vermes.

Após o anúncio de que haverá um segundo turno o ex-jogador postou mensagem no Instagram estimulando os apoiadores do presidente, candidato à reeleição, a não ajudar quem passa fome no país e a passar com o carro por cima da cabeça desses vermes.

"Depois do resultado do primeiro turno das eleições, espero que todos os eleitores do Bolsonaro, assim como eu sou, quando encontrar alguém passando fome ou pedindo algum alimento, não ajude. Passe com o carro por cima da cabeça, pro país não ter mais despesas com esses vermes", postou Manini no Instagram.

Com a repercussão negativa, Manini pediu desculpas e tornou a sua conta na rede social privada - só os amigos têm acesso. No curto pedido de descilpas ele disse: "Pessoal me expressei mal, peço desculpas, momento de raiva, cada um tem direito de escolher seu candidato, vida que segue".

O padre Júlio Lancelotti, de SP, denunciou a postagem de Manini: [Vejam] "o que postou um cristão após o primeiro turno". Isso porque, na rede social, continuou o padre, o ex-atleta também escrevia o trecho bíblico "o Senhor é meu pastor e nada me faltará". A denúncia de Lancelotti foi deletada pelo Instagram, mas ele divulgou mais uma vez.

“O Instagram apagou e eu coloquei outra vez. Como é uma mensagem de ódio, fazem denúncia, mas tinham que denunciar quem publica isso. É terrível, né? Ele é um ex-jogador de futebol — disse o padre.

Com mais de 40 mil curtidas nesta manhã, os comentários na publicação de Lancelotti chamam atenção para outras postagens extremistas que têm surgido nas redes sociais por motivações políticas. Em uma delas, o internauta escreveu "eleitor do Lula tem mais é que morrer de fome mesmo".

Quem é o ex-jogador - Revelado pelo Gama, do Distrito Federal, em 2008, o zagueiro teve uma carreira curta, que foi encerrada em 2015, quando defendia o Botafogo-PB, segundo o portal transfermarket. De acordo com o site, Fabricio ainda atuou pelo América-RN, Oeste e Guarany-CE.

Com informações do jornais O Povo e Extra.

https://www.cut.org.br/noticias/ex-jogador-do-ceara-pede-que-apoiadores-de-bolsonaro-atropelem-pobres-87d9

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS