Área restrita

Campanha 2022: Assembleia avalia hoje nova proposta dos bancos

Notícias
Tipografia

Assembleia avalia hoje nova proposta dos bancos

  • Será a partir das 19h no modelo virtual. Participe!
  • Comando Nacional dos Bancários recomenda aprovação
  • Confira a avaliação do presidente do nosso Sindicato

Assembleiaproposta3108Depois de extensas rodadas de negociações, os bancos finalmente apresentaram na madrugada desta quarta (31) uma proposta global que será avaliada pela categoria em assembleia a partir das 19h de hoje, com acesso pelo site do Sindicato ou link https://bancarios.votabem.com.br.

A manutenção de direitos, o aumento real no VA/VR, além de inclusão de novas cláusulas sobre teletrabalho, combate ao assédio sexual e moral são algumas das conquistas (veja detalhes nos quadros). O Comando Nacional dos Bancários orienta pela aprovação nas assembleias.

“Já estamos há mais de dois meses negociando, e finalmente arrancamos essa proposta, com validade de dois anos, o que já se mostrou acertado em outras campanhas”, explica o presidente do nosso Sindicato, Gheorge Vitti. Ele avalia que as negociações foram muito difíceis, com os bancos tentando enrolar a categoria.

“Conseguimos manter direitos e avançar em pontos importantes, como por exemplo a ajuda de custo para quem exerce suas funções remotamente, em teletrabalho”, afirma, acrescentando ainda o aumento acima da inflação para os vales alimentação e refeição, fundamental frente à escalada da inflação e que corresponde ao apontado pela categoria na Consulta Nacional dos Bancários.

Outra novidade que merece destaque é a inclusão de cláusula que permitirá  acompanhar a cobrança de metas estabelecidas pelos bancos, muitas vezes excessivas a ponto de causar adoecimento dos bancários. Já o aumento do teto da parcela adicional da PLR vai possibilitar maiores ganhos para os trabalhadores, pois como se sabe é constante o crescimento nos lucros dos bancos. “É muito importante que todos participem da assembleia para avaliar a nova proposta”, convoca o presidente do Sindicato.

Propostafenabancard3108

Valores estimados/ano de PLR (Itaú, Bradesco e Santander)

Confira avanços por tópico:

  • Teletrabalho - Além da ajuda de custo, os bancos concordaram com a reivindicação de controle de jornada para todos os trabalhadores; com o fornecimento e manutenção de equipamentos; com o direito à desconexão para que gestores não demandem os trabalhadores fora do horário de expediente; com a manutenção dos direitos da CCT aos trabalhadores que realizem suas funções fora das dependências do banco; com prevenção e precauções com a saúde dos trabalhadores; com a criação de canal específico para que os trabalhadores em teletrabalho tirem suas dúvidas. Os trabalhadores com filhos de até quatro anos, ou com deficiência terão prioridade para o teletrabalho e as bancárias vítimas de violência doméstica poderão escolher se preferem trabalhar em domicílio, ou nas dependências do banco. Os bancos facilitarão a realização de campanhas de sindicalização e o contato com os trabalhadores em teletrabalho. Será criado um grupo de trabalho (GT) bipartite para acompanhar o cumprimento da cláusula.
  • Assédio sexual - A nova cláusula sobre assédio sexual fará repúdio à esta prática nos bancos e os gestores e empregados passarão por treinamento para prevenção e esclarecimento sobre medidas cabíveis pelos bancos. Também está em debate a participação das entidades sindicais no canal de denúncias a ser criado, assim como o acompanhamento dos casos pela comissão bipartite de diversidade que já existe.
  • Assédio moral e cobrança de metas - O tema será pautado na primeira reunião de negociação de 2023 dos bancos que têm comissões de empresa. Os bancos que não têm comissão de empresa devem realizar reunião específica com a representação dos trabalhadores para tratar do tema, a pedido do sindicato.
  • Complementação do auxílio doença - Com relação ao auxílio doença previsto na cláusula 29 da CCT, os bancos queriam estabelecer que somente teria direito ao auxílio o empregado que tivesse retornado ao trabalho e trabalhado ininterruptamente pelo período mínimo de 6 meses após o recebimento da última complementação. Após reivindicação do Comando, os bancos retiraram a proposta.
  • Segurança bancária - Criação de um Grupo de Trabalho Bipartite Específico para avaliar os dados estatísticos relativos à segurança bancária, bem como a possibilidade de acordo acerca da adoção de dispositivos de segurança, além dos obrigatoriamente previstos no artigo 20, da Lei n° 7.102/1983. O GT também avaliará dados estatísticos relativos à segurança bancária das unidades de negócios.

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS