Área restrita

Abuso e exploração sexual de crianças: denuncie!

Notícias
Tipografia


Diacontraabusoinfantil180518 de maio passou a ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir do ano 2000. A data faz referência à morte da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos, violentada e morta em 1973. Durante todo o mês são promovidas atividades e debates para esclarecer que essa luta é coletiva, e depende de toda a sociedade.

No Brasil, segundo o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, 3 meninos ou meninas são abusados a cada hora. Entre as vítimas, 51% têm entre 1 e 5 anos de idade. O levantamento nacional mostra ainda que 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no País. No entanto, somente 7,5% dos casos chegam a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números, na verdade, podem ser muito maiores.

Os especialistas alertam que o abuso sexual infantil não é um ato isolado e que existe uma estrutura que sustenta o abuso sexual na sociedade brasileira, onde há anos crianças e mulheres são sexualmente violentadas diariamente. Os casos de abuso muitas vezes ocorrem na casa da criança, com familiares ou pessoas próximas em quem ela confia, e nem sempre a vítima consegue relatá-los.

Os adultos devem ficar atentos a sinais comportamentais: a criança pode recusar o toque dos seus responsáveis em algumas partes do corpo, demonstrar vergonha ou masturbação excessiva, fazer brincadeiras de cunho sexual ou adotar comportamentos agressivos e manifestar tristeza, por exemplo.

Denuncie! - Em geral, as denúncias envolvendo crianças chegam de forma tardia, porque o agressor se apresenta como alguém acima de qualquer suspeita e acredita que os responsáveis não acreditarão na vítima, por ser pequena. Diferentemente do abuso, a exploração sexual envolve comercialização, com prostituição, turismo sexual, escravidão sexual e pornografia infantil.

A denúncia dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é fundamental para expor essa triste realidade, punir os agressores e destacar a importância de se informar sobre o assunto. Ela pode ser feita pelo disque 100 ou nos conselhos tutelares das cidades.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS