Área restrita

Alergia, endometriose e espondilite anquilosante: conheça sintomas e formas de prevenção

Notícias
Tipografia

Diaalergiaendometriosemais0705Três doenças são lembradas neste 7 de abril, para alerta e prevenção. As datas dizem respeito ao Dia Nacional de Prevenção da Alergia; Dia Mundial da Espondilite Anquilosante e o Dia Internacional da Luta contra a Endometriose. Saber mais sobre elas é fundamental para poder buscar auxílio médico e o correto diagnóstico e tratamento, destaca o secretário de Saúde do Sindicato, Itamar Batista. Confira:

Dia Nacional de Prevenção da Alergia - Há muitos tipos de alergia, doença causada pela reação do sistema imunológico a determinadas substâncias, algumas aparentemente inofensivas. São conhecidos como alérgenos mais comuns os ácaros, o pólen, os pelos e as picadas de animais, medicamentos e alimentos. Os sinais e sintomas variam de acordo com o alérgeno envolvido e as reações podem ser brandas ou muito graves. Para algumas alergias há controle por medicamentos, mas em casos graves é urgente recorrer ao atendimento médico.

Dia Mundial da Espondilite Anquilosante - É uma doença crônica, que pode começar com uma dor persistente nas costas, mas com o passar causa rigidez e dificuldade de movimentos. É importante ficar atento aos sintomas: dor intensa e persistente nas costas por mais de três semanas, que piora quando se está em repouso. A causa ainda é desconhecida, e não há cura, mas tratamento. Em caso de dúvida deve-se procurar um especialista. Geralmente, o diagnóstico é feito por exame clínico, histórico do paciente e teste de imagem (Raio-X).

Dia Internacional da Luta contra a Endometriose - A endometriose acontece quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce para fora do órgão. Surgem cólicas intensas e, com o tempo, dificuldade para engravidar. Além disso, o risco de câncer de ovário é mais alto em mulheres com o problema. A prevenção deve ser iniciada precocemente: partir da primeira menstruação, o médico precisa ficar atento às cólicas, pois quanto mais rápido o diagnóstico, menor o risco de a doença progredir.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS