Área restrita

Direitos humanos: basta de violência!

Notícias
Tipografia

Hoje (10) é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que devem ser garantidos a todas as pessoas

 

1012diainterDHLiberdade, vida, segurança e dignidade são direitos que formam a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, apresentada e proclamada durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas no dia 10 de dezembro de 1948. Dois anos depois, a data foi oficializada como o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A Declaração dos Direitos Humanos garante, em 30 artigos, direitos fundamentais como educação, saúde, moradia e alimentação adequadas, cultura, informação, respeito, não-discriminação e liberdade. A declaração surgiu no pós-guerra, quando as pessoas não tinham as mínimas condições de sobrevivência.

“Apesar de tanto tempo passado da declaração, ainda hoje é preciso destacar sua existência e reforçar a importância de que os direitos humanos sejam garantidos. Inclusive no Brasil, onde as violações muitas vezes acontecem com o aval dos mecanismos de Estado, que deveriam proteger a sociedade, e da própria presidência da República, na figura de um representante que dissemina desinformação, preconceito, ódio e violência”, afirma a secretária de Formação do Sindicato, Inez Galardinovic.

A violência contra as mulheres e o projeto Basta - A data também marca o encerramento dos 21 Dias de Ativismo, que faz parte da agenda mundial de combate da violência às mulheres. A pauta está presente no dia a dia da categoria bancária, inclusive nas negociações com os bancos. Apesar das conquistas ainda há muito a avançar na adoção de políticas de prevenção, combate e acolhimento, como é o caso dos canais de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica previstos na Convenção Coletiva de Trabalho.

A Contraf-CUT também está implementando em todo o Brasil o Projeto Basta, para capacitar entidades sindicais a prestar assistência jurídica gratuita a mulheres em situação de violência. Neste dia 10, às 14h, a Regional SP da CUT (CUT-SP) realiza plenária do setorial de mulheres contra a violência política de gênero. A atividade acontecerá na modalidade remota e transmitida pelas páginas das redes sociais da CUT.

Para saber mais sobre o projeto Basta assista:

Redação, com informações da Contraf-CUT

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS