Área restrita

Comando Nacional lança pesquisa sobre sequelas da Covid-19

Notícias
Tipografia

O questionário, on line, deverá ser respondido até agosto.

Pesquisa Sequelas Covid-19O Comando Nacional d@s Bancári@s lançou pesquisa que será realizada em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) sobre as sequelas da covid-19. 


A pesquisa é destinada aos bancários já acometidos pela doença, que descreverão os sintomas e outros efeitos que tenham permanecido após a cura.


O link de acesso é o:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdEXM-IdIaJmkRuEm471F5tu-pYQMu4KHWPFL2DMlugmtzRFw/viewform


O Comando quer saber como a doença afeta a categoria e levar os dados para a negociação com os bancos, como foi feito com a pesquisa sobre teletrabalho no ano passado. No levantamento, a Unicamp vai mapear a saúde do bancário e dar elementos para pensar a política de saúde para a categoria e a população. Os dados fornecidos pelos entrevistados serão protegidos.


Nos casos leves de covid-19, por exemplo, outros estudos da Universidade detectaram sequelas cognitivas, cardíacas e renais. Por isso, é de extrema importância verificar as consequências da covid-19 para os bancários, porque alguns estão voltando a trabalhar sem as condições adequadas e podem estar com alguma sequela. O resultado da pesquisa deverá ser apresentado na Conferência Nacional. 

Dez minutos - O questionário leva em média 10 minutos para ser respondido. Somente dados totalizados serão divulgados. Basicamente serão levantados sintomas tanto na fase mais branda da doença como na mais rigorosa. Bancários que foram acometidos duas vezes pela covid-19 também terão perguntas para responder.

“A pesquisa é importante para a gente negociar. É mais uma fase na luta pela proteção da categoria bancária. A gente conta que bancárias e bancários respondam essa pesquisa, que esperamos apresentar na Conferência Nacional. Vai ser um marco, porque a partir da conferência teremos a mesa de negociação”, afirma Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).


Proteção – Representantes dos trabalhadores bancários lembram que as pessoas poderiam estar todas vacinadas nesse momento, mas muitos acabaram contraindo a doença e várias mortes ocorreram. “A pesquisa é mais uma batalha a ser travada pela categoria contra a pandemia”, afirma o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.


Desde o começo da pandemia o Comando Nacional buscou negociações para melhorar as condições de trabalho. O mesmo ocorreu no Sindicato, que efetivou ações junto a prefeituras e entidades da região. Infelizmente, porém, muitos bancários morreram por causa da covid-19, pela falta de vacinas e descaso do governo federal com a situação.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS