Área restrita

PL inclui bancários como prioritários na vacinação em São Caetano

Notícias
Tipografia

Após conversas do Sindicato com o presidente da Câmara, Pio Mielo, projeto foi encaminhado ontem (15) para parecer das comissões de Justiça e Finanças

PL Prioridade na VacinaçãoAs iniciativas do Sindicato para que os bancários do Grande ABC sejam vacinados contra a covid-19 com a inclusão em grupo prioritário têm desdobramentos positivos em São Caetano. Após conversas com representantes da entidade, o vereador Pio Mielo (PSDB), atual presidente da Câmara, assina projeto de lei de igual teor que deve ser encaminhado para votação, embora a data ainda não possa ser estabelecida.
O PL está protocolado desde a última segunda-feira (14) sob nº 2440/2021 (proposição 2912/2021). Ele destaca a necessidade de reconhecimento do atendimento bancário como serviço essencial “incluindo todos os bancários e pessoal de apoio na lista de prioridade de vacinação contra o covid-19 no município”. Também inclui os trabalhadores terceirizados “que estiverem, comprovadamente, na linha de frente de atendimento nas agências”.
Ontem, segundo a assessoria do vereador, o projeto foi lido em plenário na sessão ordinária da Câmara e encaminhado para parecer das comissões de Justiça e Finanças. Caso seja aprovado pelos parlamentares seguirá para decisão do Poder Executivo; ou seja, precisa ser sancionado pelo prefeito. “Por se tratar de serviço essencial, como determinado pelo governo federal, os funcionários que atuam na linha de frente dos bancos devem estar devidamente imunizados”, afirmou Mielo ao Sindicato.
Mortes na categoria - Para justificar a necessidade de colocar bancários entre os prioritários na vacinação, o PL relata a intensa demanda nas agências durante a pandemia do coronavírus e informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), segundo as quais a categoria registrou crescente número de encerramento de contratos de trabalho por morte: no primeiro trimestre de 2020, a média mensal de óbitos foi de 18,33. Já de fevereiro a abril de 2021, quando ocorreu a segunda onda da pandemia no País, a média mensal de óbitos se elevou para 52, crescimento de 183,6%.
O documento traz ainda dados do Sindicato sobre os bancários na cidade, lembrando que em São Caetano há aproximadamente 900 profissionais atuando no setor, entre bancários, vigilantes, pessoal da limpeza e terceirizados, num total de 52 agências bancárias.
“É muito positivo que o PL tenha sido elaborado e aguardamos ansiosamente sua aprovação pela Câmara e Executivo, pois a vacinação para a categoria é urgente”, destaca o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira, enfatizando que os bancários da cidade devem participar ativamente, pressionando para que a aprovação ocorra. “Estamos atuando em todas as frentes, municipal, regional, nacional. Precisamos de rapidez na vacinação para evitar mais mortes”, destaca.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS