Área restrita

Covid-19: Mauá e São Caetano devem encaminhar reivindicação do Sindicato para que bancários sejam vacinados

Notícias
Tipografia

Entidade apresentou necessidade urgente de inclusão da categoria e representantes das duas cidades se comprometeram a dar encaminhamento


Vacina O Sindicato fez duas novas tentativas de inclusão da categoria bancária no grupo prioritário para vacinação contra a covid-19. Foram realizadas conversas com o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), e com o presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, o vereador Pio Mielo (PSDB).
O prefeito de Mauá recebeu documento do Sindicato esclarecendo a necessidade dessa medida, já que se trata de serviço essencial. “Ele se comprometeu a solicitar a inclusão ao governo do Estado através do Consórcio Intermunicipal do ABC”, relata o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira, que participou da conversa.
Já na cidade de São Caetano o compromisso do presidente da Câmara foi a elaboração de projeto de lei incluindo os bancários no grupo prioritário. “Estamos atuando em todas as esferas para que isso ocorra, e nacionalmente já foi feita a mesma reivindicação ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Precisamos de celeridade nessa decisão para evitar mais mortes”, destaca Belmiro.
O Sindicato acompanha os desdobramentos e novas informações sobre estas iniciativas e outras junto às demais cidades da região deverão ser divulgadas em breve.
A política de imunização no Brasil é tradicionalmente definida em conjunto entre governo federal, Estados e municípios, por intermédio do Plano Nacional de Imunização (PNI). No entanto, Estados e municípios podem realizar ajustes locais, como vacinar antes ou incluir uma comunidade específica que enfrenta surtos de uma doença.
No caso da covid-19, como a vacinação acabou se tornando alvo de disputa política, marcada pelo descaso do governo federal, muitos estados e municípios já alteraram a composição dos grupos prioritários.
Pelo Brasil, a vacinação dos bancários já é realidade em algumas cidades, como Macarani, Macarani, Wanderlei, Cotegipe e Angical, na Bahia, e em Breves, Ilha do Marajó, Soure, Concórdia do Pará, Marapanim e Cachoeira do Piriá, no Pará.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS