Área restrita

Atos contra demissão acontecem em Taboão nesta quinta, 29

Notícias
Tipografia

Sindicato está em agências do bairro de São Bernardo denunciando dispensas e irresponsabilidade dos bancos na pandemia; hoje também é Dia Nacional de Luta no Bradesco

O Sindicato realiza atividades nesta quinta, 29, em agências bancárias no bairro do Taboão, em São Bernardo. As ações vêm ocorrendo desde o início deste mês, em todas as cidades da região do Grande ABC. O objetivo é denunciar as demissões que os bancos estão fazendo, mesmo tendo se comprometido a não demitir durante a pandemia de covid-19.

Apesar dos lucros bilionários, os três maiores bancos privados do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander - insistem em demitir. O Santander, por exemplo, demitiu mais de mil bancários em 2020. Outras 400 demissões foram feitas pelo Itaú e o Bradesco se nega a cancelar as 427 demissões realizadas até o momento.

No total, só neste ano os bancos já demitiram mais de 12 mil trabalhadores. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que foram 12.794 demissões contra 11.405 contratações, resultando em saldo negativo de 1.389 postos de trabalho fechados.

No levantamento do Caged para os meses de junho, julho e agosto fica claro que aumentou o ritmo das demissões na categoria. Em junho, foram registradas 1.363 demissões, número que sobe para 1.634 em julho e atinge 1.841 em agosto.

Ou seja: para os bancos, a pandemia acabou, o que não é verdade. Por isso, a Contraf-CUT lançou campanha para denunciar essa irresponsabilidade, com atos nas ruas e nas redes sociais, principalmente com a realização de tuitaços. Acompanhe e participe!

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS