Área restrita

Outubro Rosa: com a pandemia de covid-19, cai número de mamografias realizadas no País

Notícias
Tipografia

Prevenção do câncer de mama passa pela realização de exames e adoção de hábitos saudáveis, lembra diretora do Sindicato

O Outubro Rosa chegou com as tradicionais chamadas para que as mulheres atentem à necessidade de exames específicos na prevenção do câncer de mama. No entanto, por conta da pandemia, as iniciativas se perdem em meio à avalanche de notícias que têm como centro o coronavírus, somado ao medo de comparecer a estabelecimentos de saúde e se contagiar.

Levantamento feito pela Fundação do Câncer, com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revela queda de 84% no número de mamografias feitas no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus, em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS) até julho de 2020 o número de mamografias realizadas foi de 1,1 milhão, contra 2,1 milhões nos mesmos períodos de 2018 e 2019.

A queda está associada ao período de isolamento físico, mas, alertam os especialistas, já existia antes da covid-19, justamente pela falta de uma política de saúde contínua, que identificasse mulheres que não fizeram o exame anual e as chamassem para realizá-lo, independentemente de campanhas. Pesquisa realizada pelo Ibope para a empresa Pfizer apontou que 72% das entrevistadas vão ao médico pelo menos uma vez ao ano, mas uma em cada quatro não conversa com o médico sobre a prevenção ou, muitas vezes, não recebe orientações sobre a importância dos exames anuais.

Outro dado revelado pelo estudo é que 62% das mulheres responderam que estão esperando o fim da pandemia para retornar ao médico e realizar exames de rotina. “É importante a realização dos exames, mas, também, adotar uma alimentação e hábitos saudáveis, como forma de prevenção a esta e muitas outras doenças”, aponta a diretora sindical Inez Galardinovic.

Ações na região – Como acontece todos os anos várias prefeituras da região vão realizar atividades do Outubro Rosa, embora de forma limitada por causa da pandemia. Em Santo André as unidades de saúde abordarão o tema nas consultas durante o mês, e para o dia 17 está prevista abertura dos equipamentos para realização do exame Papanicolau e encaminhamento à mamografia.

Em São Bernardo a rede de saúde terá ação com realização de mamografia em unidade móvel. A paciente poderá passar em consulta com o ginecologista e fazer o exame Papanicolau. De hoje (13) ao dia 30 de outubro a unidade móvel estará em frente à Igreja Matriz, mas é importante se informar com antecedência no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), pelo telefone 4335-3214. 

Já em São Caetano a programação começou dia 1º e seguirá durante todo o mês, com palestras e rodas de conversas no Centro de Oncologia Luiz Rodrigues Neves para as pacientes que estiverem em dia de atendimento. O Caism na cidade também realizará consultas com o mastologista com horário pré-agendado entre os dias 19 e 23 de outubro. Para mais informações as mulheres devem ligar para o 4233-7501.

Diadema, por sua vez, manterá as Unidades Básicas de Saúde decoradas com o tema e promoverá rodas de conversas virtuais e distribuição de material informativo. E em Rio Grande da Serra haverá encaminhamento para mamografia em pacientes a partir dos 35 anos. Mauá e Ribeirão Pires não divulgaram a programação.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS