Área restrita

Bancos públicos: campanha destaca importância e repudia privatizações

Notícias
Tipografia

bancos públicosIniciativa nacional objetiva esclarecer sociedade sobre o papel dessas instituições no desenvolvimento do País

A valorização e manutenção dos bancos públicos é o objetivo da campanha “O Brasil em defesa dos bancos públicos”, lançada pela Contraf-CT, Fenae e Sindicato. Essenciais para o desenvolvimento do País, eles investem em políticas públicas e obras de infraestrutura, gerenciam programas sociais (Minha Casa Minha Vida, por exemplo) e recursos dos trabalhadores como PIS e FGTS.

Só em Santo André, segundo dados do Bacen, das 99 agências físicas existentes 15 pertencem à Caixa e outras 15 ao BB (primeiro semestre/2019). A diferença em operações de crédito é imensa: das 5,6 bilhões ativas, 73% são de bancos públicos. No crédito imobiliário a Caixa é imbatível, com 90% dos R$ 2,6 bilhões. E isso se repete em outras cidades da região, mesmo nas mais ricas, como São Caetano, onde do crédito total Caixa e BB respondem por 70% e, no imobiliário, supera 88% na Caixa.

Em todo o Brasil 80% do financiamento imobiliário são dos bancos públicos, enquanto em São Paulo o índice é de 53%. “Eles estão presentes na vida dos brasileiros, que precisam saber o risco de uma privatização. Queremos informar a sociedade com o apoio dos bancários, cujos direitos também estão ameaçados”, destaca o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS