Área restrita

Movimento negro de SP organiza ato contra o assassinato da menina Ágatha Félix

Notícias
Tipografia

Manifestação será na próxima sexta, 27, em frente ao Masp

A morte da menina Ágatha Vitória Sales Felix, de 8 anos, na última sexta, 20, no Rio de Janeiro, não é mais uma entre as tantas tragédias que atingem os moradores do Complexo do Alemão e outras comunidades, nem pode ser considerada fatalidade. Ela é resultado de uma política de segurança que deliberadamente exclui o respeito ao povo pobre, em especial a população negra.

A avaliação é do diretor do Sindicato Otoni Lima, ao relembrar os vários casos já ocorridos relacionados à ação policial em comunidades. Só neste ano cinco crianças morreram por bala perdida no Rio, e 57 se tornaram vítimas da violência urbana, segundo mapeamento da ONG Rio da Paz. Dados do Instituto de Segurança Pública daquele Estado mostram que a polícia nunca matou tanto quanto em 2019. De janeiro a agosto foram registrados 1.249 casos, com uma média de cinco mortes por dia.

Para que mais esse crime não fique impune, para que não caia no esquecimento, o movimento negro realiza na próxima sexta, 27, em São Paulo, ato em protesto ao assassinato da menina. A manifestação vai começar às 18h na Avenida Paulista, em frente ao vão livre do Masp. O objetivo é manifestar repúdio às políticas de segurança pública adotadas por Wilson Witzel, um governador controverso que aplaude o uso da violência.

Ágatha morreu dentro de uma Kombi, onde estava com o avô, Ailton Felix. De acordo com moradores, o autor do disparo seria um policial militar da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que suspeitou de um motociclista que passava e atirou. A menina chegou a ser levada para a UPA do Complexo do Alemão e transferida para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu.

Logo após sua morte a hashtag #ACulpaÉDoWitzel se tornou um dos assuntos mais comentados do Brasil no Twitter. Moradores do Complexo Alemão também realizaram no sábado uma manifestação pacífica contra a morte da criança e para pedir paz na região.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS