Área restrita

Mulheres discutem ataques a direitos e criam campanha

Notícias
Tipografia

Corte de verbas prejudica o amparo a vítimas de violência

unisororidadeRepresentantes do Sindicato participaram, no início deste mês, da 9ª edição da Oficina da Rede Uni Américas Mulheres. O encontro foi realizado na Praia Grande, no litoral de SP, e teve como tema central “O desmonte de direitos sociais e os impactos na vida das mulheres”. O evento contou com 68 participantes e teve cota de 30% de homens. Do Sindicato estiveram presentes as diretoras Adma Gomes e Anaide Silva.

Foram abordadas as mudanças políticas e tecnológicas, desigualdades sociais, preconceitos e conservadorismo em meio a um contexto político de crise, aprofundamento das desigualdades sociais no Brasil e avanço do neoliberalismo nas Américas. A secretária de Políticas Sociais da Fetec, Maria de Lourdes Alves da Silva, destacou que, nos últimos cinco meses, o Disque-Denúncia 180 teve 40% da verba reduzida. “As casas da mulher brasileira, criadas para acolher vítimas de violência, infelizmente tiveram seus orçamentos cortados pelos governos Bolsonaro e Dória. Um exemplo é o da Casa da Mulher Brasileira no Cambuci, que até hoje não foi inaugurada”, afirmou.

Um dos principais encaminhamentos da oficina foi o de ressaltar a importância do combate à violência contra a mulher. Assim, foi criada campanha no Twitter com o uso da hashtag #UniSororidad, que será utilizada todos os dias 25 de cada mês para sensibilizar a sociedade contra os feminicídios: só no Grande ABC há registro de que 8 mulheres foram assassinadas por seus parceiros neste ano.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS