Área restrita

Golpe de 64: Ditadura raptou crianças também no Brasil, revela livro

Notícias
Tipografia

Jornalista e escritor Eduardo Reina explora tema inédito sobre as atrocidades cometidas pelo regime militar no País

O jornalista e escritor Eduardo Reina lança nesta terça (2) o livro Cativeiro sem fim – as histórias dos bebês, crianças e adolescentes sequestrados pela ditadura militar no Brasil. O tema é inédito e resulta de reportagem investigativa desenvolvida por Reina nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná e Mato Grosso. São 19 histórias de sequestro de bebês e crianças pela ditadura (1964-1985), 11 delas ligadas diretamente à Guerrilha do Araguaia.

É a primeira vez que esses casos são contados, já que, até então, não se tinha notícia do sequestro de filhos de militantes que foram assassinados pelo regime militar no Brasil. Na Argentina, por exemplo, há registro de 500 casos desse crime bárbaro contra a humanidade, motivando a criação de grupos como o das mães e avós da Praza de Mayo, que buscam reencontrar seus familiares.

Ou seja, o livro traz mais do que apenas relatos, pois simboliza o resgate de ações jamais admitidas ou investigadas que foram praticadas por agentes da repressão aos integrantes de movimentos de resistência, demonstrando o terrorismo cometido pelo Estado durante o período. As forças militares se apropriavam dessas vítimas, chamadas de “filhos de subversivos” ou “bebês malditos”.

O lançamento, que acontece no centro universitário Maria Antônia, da USP (R. Maria Antônia, 258/294, São Paulo – SP), a partir das 19h, também será marcado por mesa de debate com o autor do livro e o jornalista Caco Barcellos, responsável pelo prefácio da obra, além da procuradora regional da República e presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos Eugênia Gonzaga. A entrada é gratuita.

Cativeiro sem fim – as histórias dos bebês, crianças e adolescentes sequestrados pela ditadura militar no Brasil é uma parceria com o Instituto Vladimir Herzog e a Alameda Casa Editorial, com patrocínio da Caixa. Eduardo Reina, ganhador de prêmios Abril (1986, 1987), Estado (2010) e Imprensa Sindical (1993), também é autor das obras Depois da Rua Tutoia (2016) e No Gravador (2003), além de integrante dos livros O Conto Brasileiro Hoje, Vol.5 (2007) e Contos e Casos Populares (introdução de Paulo Freire, 1984).

O livro também pode ser comprado pelo site da Alameda, no endereço http://www.alamedaeditorial.com.br/loja/busca.php?palavra_busca=eduardo+reina

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS