Área restrita

Bancários querem pré-acordo de ultratividade assinado hoje

Notícias
Tipografia

 

Na segunda rodada de negociação, Comando Nacional da categoria cobra da federação dos bancos compromisso com direitos previstos na CCT

Garantia de que todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho serão respeitados até que um novo acordo seja assinado. É isso que o Comando Nacional dos Bancários cobra da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nesta quinta-feira (12). Os trabalhadores querem sair da segunda rodada de negociação da Campanha Nacional Unificada 2018 com o pré-acordo de ultratividade assinado, e um calendário para as próximas rodadas de negociação.

O Comando Nacional dos Bancários também quer uma resposta para o calendário de negociações sugerido aos negociadores da Fenaban na primeira reunião realizada em 28 de junho.

Outras reivindicações – Reunidos em conferência nacional, bancários e bancárias de todo o Brasil definiram como prioridade para a Campanha 2018, além do pré-acordo, aumento real para salários e demais verbas, PLR maior, garantia dos empregos. A categoria está mobilizada, ainda, em defesa dos bancos públicos e da democracia, com foco na eleição de candidatos, em outubro, comprometidos com os direitos da classe trabalhadora.

A pauta foi entregue aos bancos em 13 de junho e reivindica, ainda, cláusulas defendam os bancáripd de outras ameaças da lei trabalhista como a retirada da CCT dos bancários hipersuficientes (quem ganha a partir de duas vezes o teto de benefícios do INSS, hoje em R$ 11.291, e tenha ensino superior), os contratos temporários, intermitentes, a terceirização.

#AssinaFenaban – Sindicatos realizaram atos em todo o país na quarta-feira (11) alertando a categoria sobre o que pode acontecer caso os bancos não assinem o pré-acordo de garantia dos direitos. Os dirigentes explicaram que tais direitos não são “benefícios”, foram conquistados após anos de mobilização e, agora, depois da aprovação da “reforma” trabalhista, correm risco.

Nas redes sociais, a categoria usou a #AssinaFenaban para ajudar a pressionar os bancos.

Caravana da Fetec -  A tradicional Caravana da Fetec para Lançamento da Campanha Nacional chega hoje a Santo André. A passagem da caravana contribui para fortalecer a mobilização e conscientizar novos trabalhadores do setor, além de informar a sociedade. A caravana começou no dia 25 de junho e vai até o dia 18 de julho. 

Fonte: Contraf-CUT

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS