Área restrita

Sindicato participa nesta quarta de Dia Nacional em Defesa de Lula Livre

Notícias
Tipografia

 

Manifestações acontecem no Brasil e embaixadas pelo mundo; em SP, início será às 16h

ato lula livre cut 0

O Sindicato participa hoje do Dia Nacional de Mobilização em Defesa de Lula Livre. A manifestação vai atingir vários estados brasileiros e, em São Paulo, terá concentração a partir das 16h na Praça da Sé, com caminhada no sentido Paulista/República. “Todas as entidades e cidadãos que defendem a democracia e os direitos dos trabalhadores desse País precisam participar dessas atividades, que são nossa resistência ao golpe e à prisão de Lula”, aponta o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira.

Além do Brasil, atos com a mesma finalidade estão sendo organizados nas embaixadas brasileiras de diversos países, com a realização de vigílias pela liberdade do ex-presidente Lula, um preso político condenado sem crimes nem provas. A data de hoje foi escolhida porque o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar uma liminar sobre a constitucionalidade da prisão em segunda instância que pode beneficiar Lula. O ministro Marco Aurélio Mello disse à imprensa que vai pautar as duas Ações Declaratórias Constitucionais que estão desde dezembro no Supremo e não entraram na pauta de votação por decisão pessoal da presidente Cármen Lúcia.

Para Lula e para todos - A defesa da democracia e o respeito à Constituição Federal, que não admite a pena antecipada, sem o chamado trânsito em julgado, que garante a todo cidadão recorrer a todas as instâncias do Judiciário para reverter decisões injustas, são as bandeiras de luta que os manifestantes levarão para as ruas junto com o grito de Lula livre.

Nos próximos dias outras iniciativas serão efetivadas, como o Dia Nacional de Mobilização contra os dois anos de golpe, no próximo dia 17; manifestação nacional no Rio de Janeiro em defesa da Petrobrás e das empresas públicas, durante Assembleia Ordinária da empresa, no dia 26, e um Primeiro de Maio unitário e massivo em São Paulo e em Curitiba em defesa dos direitos dos trabalhadores e de Lula livre.

“Nossos sindicatos têm de colocar na agenda do dia tanto a pauta tradicional de emprego, salário e trabalho, quanto a defesa irrestrita ao ex-presidente, porque só com Lula livre impediremos que os retrocessos sociais e trabalhistas continuem atingindo todos os trabalhadores e trabalhadoras”, afirma o presidente da CUT, Vagner Freitas.

A programação completa das manifestações de hoje pode ser conferida no site da CUT nacional: www.cut.org.br

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS