Área restrita

Livro ´Se é Público, é para todos´ será lançado amanhã no Sindicato

Notícias
Tipografia

Entre os autores estão representantes da região, como Rita Serrano e João Moraes


O Sindicato dos Bancários do ABC sedia, nesta sexta, 13, o lançamento nacional do livro Se é público, é para todos, que traz entre seus autores dois representantes do sindicalismo da região: a bancária Maria Rita Serrano, ex-presidente da entidade e que atualmente integra o Conselho de Administração da Caixa, e João Moraes, da categoria petroleira de Mauá, hoje um dos coordenadores nacionais da Federação Única dos Petroleiros (FUP).


O livro integra ações contra a desvalorização e desmonte das empresas públicas do País e decorre da campanha Se é público, é para todos, lançada em 2016 pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, coordenado por Rita Serrano. Com o apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e da FUP, inaugura o catálogo 2018 do Projeto de Extensão Editorial do Laboratório de Políticas Públicas (LPP/UERJ).


Resgate - A obra, que traz quatro ensaios, tem organização do sociólogo Emir Sader. Os textos fazem um resgate das gestões governamentais e modelos econômicos adotados em relação às empresas públicas. O primeiro, de Sader, apresenta visão abrangente do tema, retomado em recortes nos demais, que tratam de forma detalhada o aspecto público na realidade brasileira. Assim, o economista Fernando Nogueira da Costa reflete sobre a concessão de crédito por bancos estatais, enquanto Rita Serrano e João Moraes abordam, respectivamente, as trajetórias da Caixa e Petrobras, sua função social e estratégica (como geração de créditos e empregos) e que podem ser mantidas em um Estado comprometido com o nacional-desenvolvimentismo.

Se é Público, é Para Todos compõe um movimento que visa à conquista e consolidação de direitos humanos fundamentais e à independência de do País em suas políticas públicas. É, portanto, leitura recomendada a todos os brasileiros nesse momento, já que, além de destacar tais valores, a publicação evidencia e propõe direção oposta à cartilha neoliberal que está sendo imposta aos povos da América Latina.


“É com muito orgulho que lançamos o livro no nosso Sindicato. Já fizemos o mesmo com a campanha “Se é público, é para todos” e, agora, a publicação vai permitir que a categoria possa se informar mais e melhor sobre a questão das empresas públicas no nosso País que, no caso dos bancos, são fundamentais inclusive para o desenvolvimento regional e correm sérios riscos nesse governo”, afirma o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira.

Confira vídeo sobre o livro em:

https://youtu.be/zFix69L4JL0

Confira calendário de lançamento do livro ´Se é público, é para todos´ pelo País

13/04 –Sindicato dos Bancários do ABC, 19h, sede social da entidade (rua Xavier de Toledo, 268, Centro, Santo André).

18/04 – Lançamento integra Aula Inaugural da Disciplina O Golpe de Estado de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil- PPFH/LPP/UERJ - Campus do Maracanã - Auditório 11 - 18h30.

20/04 – Congresso Estadual da Caixa Econômica Federal – Hotel Praia do Sol - Nova Almeida - Espírito Santo

21/04 – Inspira Fenae – RJ – Hotel Windsor Oceânico – Rua Martinho de Mesquita, 129, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

24/04 – Lançamento no Sindicato dos Bancários de Pernambuco. 19h

26/04 – Lançamento em atividade da FUP – Rio de Janeiro (local a definir)

Maio - Congresso Nacional, Brasília (data a definir)

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS