Área restrita

Caixa reduz valor de verba para abastecer agências

Caixa
Tipografia

Há relatos de que empregados têm que se revezar para pagar pelo pó de café; demanda segue alta, mas condições de trabalho só pioram

 

Reducaoverbaagencias1810Ao mesmo tempo em que a demanda aumenta fortemente na Caixa, com a concessão de empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil, o banco reduz de forma injustificada o valor do pronto pagamento. A verba é utilizada para abastecer os locais de trabalho com a compra de produtos básicos, tais como água, café, açúcar, entre outros.

A situação é grave e ocorre nacionalmente. Há relato de agência em que a cada semana um empregado paga do próprio bolso o pó de café, pois a verba recebida atualmente só dá para comprar água. ´´É inadmissível. Se antes recebíamos cerca de mil reais, agora esse valor é de R$ 400. E há ainda falta de materiais básicos de escritório, como canetas, clips, marca-textos, grampeador”, afirma um bancário.

A redução do pronto pagamento ocorre num momento em que cresce a inflação de alimentos, e atinge mais de 90% das agências da região. Alguns locais revelam também problemas no sistema para liberação da verba. E o quadro fica ainda mais complicado se considerada a alta demanda de trabalho dos últimos dias, resultante da concessão de consignados para quem recebe o Auxílio Brasil.

“Enquanto o governo federal faz uso eleitoreiro da Caixa a favor da candidatura Bolsonaro, o banco reduz drasticamente o pronto pagamento e, em alguns casos, sequer creditou o valor referente a esse mês”, aponta o diretor do Sindicato, Hugo Saraiva. A procura de informações e busca pelo consignado já se compara com a do Auxílio Emergencial em alguns locais, e há informações de que até mesmo gerentes PJ estão realizando os atendimentos.

Mas a ´contrapartida´ da Caixa é reduzir o pronto pagamento, manter as metas dos itens que compõem o Conquiste (mesmo sem mais empregados nas unidades), sequer fazer dotação para realização de horas extras e nem mesmo definir calendário de escalonamento de atendimentos. “Há um grande descaso com os empregados e com a população em geral”, destaca o diretor sindical.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS