Área restrita

Jornada por empregos e direitos começa pelo ABC

Notícias
Tipografia

Diretores do Sindicato estão hoje nas ruas de São Bernardo esclarecendo sobre as consequências da MP 905, que retira direitos dos trabalhadores

Começou hoje (10), em São Bernardo, a jornada de lutas por empregos e direito organizada pelas centrais sindicais (Cut, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, Nova Central, CGTB, Intersindical, Intersindical Instrumento de Luta e Conlutas) e seus sindicatos. Diretores do Sindicato participam das atividades, que tiveram início na via Anchieta e depois se espalharam pelo centro da cidade, na rua Marechal Deodoro, onde há grande concentração bancária.

O objetivo da jornada, que prossegue até sexta-feira em cidades da Grande São Paulo e interior do Estado é dialogar com a sociedade, alertando sobre os graves impactos da Medida Provisória (MP) 905, do Programa Verde e Amarelo. Essa MP elimina direitos de todos os trabalhadores brasileiros. Em especial para a categoria bancária, abre a possibilidade de aumento da jornada, trabalho aos sábados e negociação de Participação nos Lucros e Resultados sem a mediação do Sindicato.

A MP do governo Bolsonaro e seu ministro da Economia, o banqueiro Paulo Guedes, é na verdade uma nova reforma trabalhista, alterando mais de 40 dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), permitindo a redução do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o parcelamento do 13º e férias e o fim do pagamento das horas extras aos domingos, entre outras maldades. Ela taxa até desempregado para isentar os empresários de encargos trabalhistas.

14122019Durante a atividade desta terça os diretos sindicais distribuíram material informativo e realizaram atos de protestos. As mulheres também ministraram aula pública esclarecendo a população sobre o impacto da MP. “É fundamental tentar explicar para a população brasileira o que está acontecendo no Brasil e como isso afeta o trabalho e a vida de cada um, nesta e nas futuras gerações”, aponta o secretário-geral do Sindicato, Gheorge Vitti.

Assim como o diálogo que os sindicalistas farão com o povo, o material que será usado na panfletagem nas praças, nas portas das empresas e nas ruas da região também esclarece que o movimento sindical tem propostas para geração de empregos e para fazer o Brasil voltar a crescer. Confira mais sobre o assunto no site do Sindicato.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS