Área restrita

Bancários do ABC aprovam acordo em assembleia

Notícias
Tipografia

Trabalhadores de bancos privados, Caixa e Banco do Brasil votaram pela aprovação do acordo de dois anos, que estabelece 5% de reajuste


Bancários e bancárias de instituições privadas, da Caixa e do Banco do Brasil no Grande ABC aprovaram nesta quarta, 29, em assembleia realizada na sede social do Sindicato, as contrapropostas apresentadas pelos bancos no último final de semana. Foram respondidos questionamentos e esclarecidas dúvidas com os diretores sindicais.
Com a aprovação, fica estabelecido o reajuste de 5% nos salários e demais verbas (sendo 1, 18% de aumento real e o restante como reposição da inflação) e as condições específicas relativas aos bancos públicos. O acordo mantém as conquistas históricas da categoria e tem validade de dois anos; ou seja, ficam garantidos até 2020 a manutenção de todos os direitos e a reposição total da inflação (INPC) mais 1% de aumento real para salários e demais verbas em 1º de setembro de 2019.
Durante a assembleia o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira, fez uma rápida retrospectiva da campanha, que ocorreu num cenário marcado pela retirada de direitos causada pela reforma trabalhista e sob um governo que tem como meta o desmonte e privatização dos bancos públicos. Inicialmente, a Fenaban ofereceu apenas 0,5% de reajuste, além de ameaçar acabar com aa PLR integral de mulheres em licença-maternidade e dos afastados por doença. Mas com a pressão da categoria acabou recuando e ampliando o índice.
Na região, essa pressão foi demonstrada em atividades, paralisações e atrasos na abertura de agências. Foram muitas as manifestações pelas sete cidades do Grande ABC, atingindo milhares de bancários em centenas de agências e a sociedade em geral. Segundo Belmiro, mesmo com o desfecho da campanha as iniciativas de mobilização terão prosseguimento, pois há muitas questões a defender para manter o emprego e boas condições de trabalho da categoria.
As assembleias para deliberação do acordo dessa campanha 2018 ocorreram em todo o Brasil, quando também se aprovou o índice a ser cobrado na taxa negocial.
PLR – Com a aprovação do acordo, a primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) será paga em 20 de setembro. Confira abaixo a tabela sobre os valores relativos a esse pagamento nos bancos privados, de acordo com o salário.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS