Área restrita

Próxima semana vai incluir professores na vacinação e marcar o início da imunização contra a gripe

Coronavírus
Tipografia

Também já é possível responder pesquisa da Fiocruz sobre a adoção de lockdown

A covid-19 não foi embora e continua a matar brasileiros de forma trágica, com recorde de vítimas e a vacinação a passos lentos. No entanto, já é hora de se preparar para outro tipo de imunização, a da gripe, causada pelo vírus influenza, que também pode ganhar gravidade em alguns casos. A vacinação contra a gripe em São Paulo começa na próxima semana, no dia 12.

O cronograma da campanha é composto por três etapas e vai até 9 de julho. Mais de 4 mil postos de vacinação fixos e volantes no SUS estadual vão aplicar as doses nos grupos prioritários e, simultaneamente, dar continuidade à campanha contra a covid-19. De acordo com o divulgado pelo governo de SP, quem foi ou for vacinado contra o coronavírus deve priorizar este imunizante e respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para depois se vacinar contra a gripe.
As informações sobre os grupos prioritários e calendário estão disponíveis em https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/estado-de-sp-comeca-vacinacao-contra-gripe-na-segunda-feira-12/

Professores – A vacinação dos profissionais de educação contra a covid-19 também está prevista para começar na próxima semana. No Grande ABC, até o fechamento desta matéria, só Santo André havia divulgado a data de início, nesta segunda, 12, para profissionais da educação básica com mais de 47 anos.
Os professores devem fazer cadastro e agendamento antes de receber a vacina no site do Vacina Já do Governo do Estado, no endereço https://vacinaja.sp.gov.br/educacao.O cadastro passará por processo de análise e, se validado, o profissional receberá em seu e-mail o Comprovante Vacina Já Educação.

Este documento terá um QR Code para verificação de autenticidade. Ao receber o comprovante o profissional da educação deverá cumprir a segunda etapa do processo, que é agendar a imunização no site psa.santoandre.br/vacinacovid.O profissional só deve fazer o agendamento no site da Prefeitura depois que receber por e-mail o QR Code do site Vacina Já.

Serão imunizados professores da educação básica, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, secretários, diretores, vice-diretores, coordenadores, professores coordenadores pedagógicos e cuidadores. Os profissionais podem atuar em escolas municipais, estaduais ou particulares da cidade de Santo André. Para dúvidas ou outras informações sobre o agendamento, consulte o portal da Prefeitura ou telefone 0800-4848004. Já para dúvidas sobre o cadastro o telefone é o 0800 77 000 12.

Lockdown – Até esta sexta, 9, a região do Grande ABC contava com 5.949 mortes por covid-19. O isolamento social, além das medidas preventivas (uso de máscara e álcool gel, distanciamento) é apontado como um dos mais eficazes métodos para reduzir a transmissão da doença.
As cidades do Grande ABC tiveram recentemente um megaferiado para reduzir a circulação de pessoas, mas a fiscalização por parte das prefeituras deixou a desejar, e muitos estabelecimentos, inclusive bancos, funcionaram normalmente. O Sindicato manteve fiscalização e denunciou as irregularidades. Nesta sexta, o governo de São Paulo anunciou que o estado voltará para a fase vermelha, permanecendo até 18 de abril.
Em nenhum momento, porém, foi decretado lockdown, que seria a forma mais restritiva e, na opinião de muitos especialistas, a mais segura para se conter a pandemia. O lockdown prevê o fechamento de comércio e serviços, mantendo apenas aqueles essenciais (saúde e alimentação), com restrição compulsória de circulação nas vias públicas).

Agora, o Instituto Fernandes Figueira (IFF), o Instituto Nacional da Saúde da Mulheres, da Criança e do Adolescente e a Fiocruz realizam estudo para avaliar a opinião do brasileiro sobre o lockdown e os fatores que estão relacionados a essa opinião. O formulário pode ser acessado pelo site: https://forms.gle/UoyJ9QdPgSyfXiMT6