Mercantil revela conduta antissindical em comunicado aos funcionários

Mercantil do Brasil
Ferramentas

Banco classifica atividade sindical de “movimentação estranha”, quando na verdade é legítima e democrática

Mercantilsind1801O banco Mercantil enviou comunicado interno a seus funcionários e funcionárias no último dia 12 com orientações de como lidar com jornalistas ou representações sindicais em seus pontos de atendimento. No entanto, a mensagem incluiu posicionamento antissindical por parte do banco, e o movimento sindical, por intermédio da Comissão de Empregados (Coebmb), exige retratação.

A mensagem enviada pelo banco deixa explícito que ele quer manter uma boa imagem do banco na mídia. E, num dos trechos, orienta aos trabalhadores que reportem qualquer “movimentação estranha em seu ponto de atendimento - como do Sindicato" para a assessoria de imprensa do banco. É um discurso que demonstra a conduta antissindical, pois qualifica as atividades sindicais como “movimentação estranha”, quando na verdade são legítimas e democráticas.

“O papel dos sindicatos é o diálogo constante com os bancários, ouvindo suas reivindicações, negociando, cobrando o respeito à convenção coletiva e organizando a categoria em busca de melhorias e conquistas”, afirma o diretor do nosso Sindicato, Yasuki Niiuchi. O movimento sindical já enviou ofício cobrando retratação pública do Mercantil, e pode solicitar a intermediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre o caso.

“Somos bancários e estamos exercendo o mandato sindical. Os sindicatos são representações legítimas dos funcionários e estes devem ter o direito de nos receber sempre que for necessário, sem necessidade de se reportarem a nenhuma assessoria de imprensa do banco”, acrescenta Marco Aurélio Alves, coordenador nacional da Coebmb.

Os representantes sindicais destacam que não adianta apenas o banco retirar o comunicado de sua rede: a retratação pública para todos os funcionários é fundamental para esclarecer o importante papel dos sindicatos e seus representantes.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS